Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A Assembleia Legislativa retoma suas atividades hoje, 1º de fevereiro, às 9 horas, com a sessão solene de posse dos 40 deputados eleitos para a 17ª Legislatura (2011-2015). Na ocasião, conforme prevê o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, também serão realizadas a sessão preparatória para eleição do novo presidente e a sessão para eleição dos demais membros da Mesa.

A direção do processo de eleição do Presidente caberá ao deputado Reno Caramori (PP), que tem o maior número de mandatos entre os deputados eleitos, com cinco legislaturas completas. Além dele, são designados dois secretários, um de situação, outro de oposição. São eles, deputado Altair Guidi (PPS) e deputada Ana Paula Lima (PT). A eleição dos demais membros da Mesa ocorre em outra sessão preparatória, realizada imediatamente à primeira, e já será conduzida pelo novo presidente do Legislativo. A Mesa da Assembleia compõe-se de Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 3º Secretário e 4º Secretário. O mandato da Mesa é de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição subsequente, na mesma Legislatura.

A nomeação do primeiro escalão do governo de Raimundo Colombo (DEM) deve alterar pelo menos 10% da composição da 17º Legislatura, já que quatro dos deputados estaduais reeleitos foram anunciados para o secretariado. Pelo número de votos obtidos, segundo o critério vigente de coligação partidária, os primeiros suplentes da coligação são Mauricio Eskudlark (PSDB), Mauro de Nadal (PMDB), Dirce Heiderscheidt (PMDB) e Edison Andrino (PMDB). Pelo menos três deles deverão assumir o Parlamento já no dia 02 de fevereiro, nas vagas de Valdir Cobalchini (PMDB), Secretário de Infraestrutura; Cesar Souza Júnior (DEM), Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, e Serafim Venzon (PSDB), Secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação. A deputada Ada Faraco de Luca (PMDB) permanece no Legislativo e só deverá assumir a pasta da Justiça e Cidadania nos próximos dias.

 

Os currículos de todos os parlamentares estaduais eleitos para a 17ª Legislatura estão disponíveis na edição 370 do jornal AL Notícias, que pode ser acessada clicando aqui.

Entre os quatro suplentes convocados, apenas dois não possuem experiência no Legislativo estadual: Mauro de Nadal e Dirce Heiderscheidt. Nadal representa o Oeste catarinense, foi prefeito de Cunha Porã por dois mandatos e atuou como Secretário Regional de Palmitos. Ele é o herdeiro político do ex-deputado Herneus de Nadal, hoje Conselheiro do Tribunal de Contas. Dirce, por sua vez, compartilha a história política do marido, Ronério Heiderscheidt, prefeito reeleito de Palhoça. Ela foi secretária de Assistência Social do município.

 

O primeiro suplente, Mauricio Eskudlark, atuou no Legislativo catarinense em 2006, em decorrência da vaga de suplente alcançada na eleição de 2002. Ele foi vereador por duas vezes em São Miguel do Oeste e ocupou diversos postos na área de Segurança Pública. Sua última atuação foi na Delegacia Geral da Polícia Civil. Já a posse de Edison Andrino representará na prática a continuidade do atual mandato na Assembleia Legislativa. Ele já foi prefeito de Florianópolis, deputado estadual eleito em 1982 e deputado federal por quatro mandatos.

 

Publicado em 1/02/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados