Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

 

Os diretores da FECESC e dirigentes dos Sindicatos filiados realizaram neste dia 18 de fevereiro atividade conjunta e mista. A Plenária Extraordinária e reunião de diretoria contou com participantes presenciais, na sede da Federação em Florianópolis, e participantes via online. Além da aprovação da pauta de reivindicação da Fecesc para 2022, foram realizados debates sobre conjuntura nacional e internacional e sobre o ano eleitoral.

O economista Maurício Mulinari, técnico da subseção do Dieese-SC da FECESC, fez análise da conjuntura falando sobre o cenário internacional e repassando informações sobre as tensões que todos acompanham nos noticiários, entre Ucrânia, Russia, Estados Unidos e OTAN. O economista também falou sobre a viagem de Bolsonaro para se reunir com o Vladimir Putin, presidente da Rússia, e com o fascista Viktor Orbán, primeiro ministro da Hungria. Sobre o cenário de crise econômica no Brasil, Mulinari lembrou que há, sim, bons argumentos para serem apresentados nas negociações salariais, pois quem está quebrando no Brasil são as pequenas e médias empresas, enquanto o setor monopolista está crescendo. “É preciso fazer os empresários catarinenses entenderem que a valorização da força de trabalho impacta muito pouco no custo total da empresa, mais impacta muito na renda disponível para movimentar o comércio”, afirmou.

Na sequência, o debate político e o quadro para as eleições no Brasil foram tema do debate, com a participação de Ideli Salvatti, ex-senadora e ex-ministra do governo Dilma. Em sua análise, Salvatti apontou que a candidatura de Bolsonaro à reeleição tem um apoio que “não derrete”, ou seja, uma parte da sociedade que se sente representada por suas pautas racistas, homofóbicas, antiambientalistas, entreguistas, enfim, eleitores que não mudarão seu voto. Para a petista, mesmo alguns que agora falam mal de Bolsonaro, na hora da polarização vão “tampar o nariz” e de novo apoiar o Bolsonaro. Em relação à questão mundial, ela lembrou que o Brasil, com Bolsonaro, tem um papel e que: “O Brasil com Lula volta a ter outro papel, de articulação, como a gente já fez com o BRICS, na América Latina, ou a articulação Sul-Sul, com a África”, lembrou.

 

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

Durante a Plenária, o diretor da Executiva Ivo Castanheira informou a todos também sobre a negociação do Piso Salarial Estadual e na sequência falou sobre as negociações coletivas em 2022 na categoria. Após o debate, aprovada a pauta inicial de reivindicações para as negociações em andamento, ficou marcada ainda a realização de um Seminário específico sobre as negociações coletivas, a ser realizado dia 19 de abril.

 

ATIVIDADES EM 2022

Os participantes da Plenária Extraordinária aprovaram, ainda, a agenda de atividades prevendo as reuniões de diretoria, plenárias e demais atividades previstas para 2022. O próximo evento, no dia 10 de março, será a Aula 3 do programa de Formação Sindical da FECESC, que será ministrada por Waldir José Rampinelli, professor do departamento de História da UFSC e coordenador no Núcleo de Estudos de História da América Latina NEHAL/CFH (UFSC).

Publicado em 23/02/2022 - Tags: ,

Siga-nos

Sindicatos filiados