Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A pesquisadora foi assessora de imprensa da FECESC e contou com o apoio da entidade ao abraçar o projeto de Pós-doutorado

Guerra.Doc
As guerras contemporâneas começam e terminam nos meios de comunicação e a consequência material dos conflitos depende também da guerra de interpretação. A série de entrevistas GUERRA.DOC reúne correspondentes de guerra, no Brasil e nos Estados Unidos, para tratar da forma como os meios de comunicação produzem interpretações sobre os conflitos armados e contar sobre as experiências pessoais dos jornalistas em zonas de conflito.
Realizado pela jornalista e pesquisadora Vanessa Pedro, a série GUERRA.DOC faz parte de sua pesquisa de Pós-doutorado concluída na Universidade de São Paulo e na Columbia University, em Nova York, de 2011 a 2015, com recursos da Fapesp e apoio da FECESC.
Vanessa Pedro entrevistou 15 jornalistas no Brasil e nos Estados Unidos. O resultado da pesquisa será disponibilizado numa série de DVDs. No primeiro DVD produzido estão disponíveis as edições de cinco entrevistas com cerca de 30 min cada. Os entrevistados deste volume são os jornalistas brasileiros José Hamilton Ribeiro, Lourival Sant’Anna, Kennedy Alencar, o norte-americano Mike Kamber e português Carlos Fino.
Do Vietnã à Guerra do Iraque, passando por conflitos em países africanos e nos Balcãs, os jornalistas contam suas próprias histórias, refletem sobre a profissão, analisam o que cabe na cobertura jornalística diária e o que fica para o livro-reportagem. Cada entrevista traz ainda material fornecido pelos entrevistados de suas coberturas de guerra. São fotos, vídeos e textos para nos aproximar um pouco mais das narrativas que eles apresentam.
Entre as questões que a jornalista leva até seus entrevistados para reflexão estão ainda a capacidade do jornalismo de narrar a guerra, a presença do repórter nos conflitos e o quanto a experiência da guerra pode mudar o narrador e a narrativa que ele produz. Guerra.doc é antes de tudo um diálogo sobre conflitos armados, narrativa, pessoas comuns, poder e jornalismo.

Publicado em 8/12/2015 - Tags: ,

Siga-nos

Sindicatos filiados