Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email
 

O filme Lula, o filho do Brasil vai contar a história do maior presidente que o Brasil já teve Luíz Inácio Lula da Silva. O filme do presidente Lula está programado para ser lançado no Brasil e na América do Sul no final de 2009 ou no começo de 2010.

 

A atriz Glória Pires vai interpretar a mãe de Lula, Cléo Pires sua primeira mulher e Dona Marisa será interpretada pela atriz Juliana Baroni. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será vivido pelo ator Rui Ricardo Dias.

 

Dirigido por Fábio Barreto, cineasta indicado ao Oscar por O Quatrilho, o filme é baseado no livro homônimo escrito pela jornalista Denise Paraná e narrará a história de Lula de seu nascimento até a morte de sua mãe, quando é um líder sindical de 35 anos detido pela polícia política da ditadura militar. O roteiro foi escrito por Paraná, Fábio Barreto e Daniel Tendler, enquanto o escritor Fernando Bonassi está aperfeiçoando-o.

 

A produção será de Luiz Carlos Barreto e Paula Barreto, pai e irmã do diretor, e está previsto para ser o primeiro filme brasileiro a estrear simultaneamente em todo continente sul-americano. Ele começou a ser rodado no final de janeiro de 2009 em Garanhuns, terra natal de Lula. A previsão é que as filmagens terminem no dia 21 de março de 2009 e que o filme seja divulgado em festivais nacionais e internacionais entre setembro e dezembro, entrando em circuito comercial em janeiro do ano seguinte.

 

Contexto histórico

 

A trajetória de vida de Lula coincide com vários aspectos marcantes da história do Brasil, motivo pelo qual Paraná decidiu escrever o livro, que é sua tese de doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Durante sua pesquisa para o livro, Paraná entrevistou Lula e várias pessoas ligadas a ele. De acordo com ela, enquanto ouvia os depoimentos de Lula, pensava consigo mesmo se tratar de "um roteiro de filme mal escrito, porque tudo se encaixa".

Dentre os fatos da trajetória de Lula e da história do Brasil que se encaixam, de acordo com Paraná, estão a morte da primeira esposa dele por erro médico no parto na mesma época em que o Brasil detinha um dos maiores índices mundiais de morte no parto, a migração da família de Lula no momento em que o Brasil presencia sua maior onda de migração interna e o alcoolismo que marca o pai de Lula no período de incidência epidêmica da doença no Nordeste.

 

Elenco

Clique aqui e assista ao trailer do filme Lula, o filho do Brasil

 

Publicado em 7/05/2009 -

Siga-nos

Sindicatos filiados