Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Compartilho da mesma opinião do presidente Lula externada na inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul, em Porto Nacional, no Tocantins: a população brasileira está realmente mais esperta e vai cobrar mais de quem o suceder na Presidência da República. "O povo aprendeu e não é mais massa de manobra", afirmou o chefe do governo.

Não é mais massa de manobra, principalmente desta mídia e dos chamados formadores de opinião de direita, que ignoram os êxitos do Brasil e de seu governo em todos os campos, fatos reconhecidos hoje pela imprensa internacional – até pela conservadora. "Não tem uma revista internacional que não tenha (feito) a capa elogiando a economia e o governo brasileiros", disse o presidente.

Por isto, foi bom o presidente voltar ao assunto – já o tinha abordado no fim de semana, em Campinas (SP) – porque ele pôs "os pingos nos is" em relação às suas posições distorcidas pela mídia de acordo com suas conveniências do momento, mas que são fundamentalmente um apelo do chefe do governo de respeito à democracia e ao seu direito de opinião.

“A liberdade de imprensa é uma coisa sagrada"

Mas, completou o presidente, "ela não significa que você pode inventar coisa o dia inteiro. Significa que você deve orientar corretamente a opinião pública”. O presidente Lula complementou com uma observação, até desnecessária, porque vista no nosso dia a dia: "Vocês estão acompanhando a imprensa, pela internet, assistem a televisão, ouvem rádio e vêem que, às vezes, (a cobertura) chega quase a virar ódio, porque eles ficam torcendo para o Lula fracassar."

O presidente lembrou que já foi "vítima" de acusações em épocas de campanha e que a mídia precisa se conscientizar que agora os brasileiros não são mais facilmente manipuláveis e sabem discernir quando as denúncias são verdadeiras.

"Chega na época da campanha – rememorou – eu já fui vitima do que está acontecendo hoje. O que eles não percebem é que nós aprendemos. O povo de 2010 não é mais massa de manobra como era o de 30 anos atrás. Não podem colocar mais alguém para mentir e o povo acreditar. O povo sabe que quando (a mídia) escreve ou fala coisa errada, é mentira – o povo sabe quando é mentira."

Sabe e consegue discernir, como o demonstram as pesquisas eleitorais que dão ampla maioria à candidata Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados), alvo do maior bombardeio contra da mídia em nossa história recente só para ajudar o candidato da oposição a presidente, José Serra (PSDB-DEM-PPS)

Autor: José Dirceu

Publicado em 23/09/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados