Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Antes da abertura oficial do 7º Congresso Nacional, a Contracs decidiu realizar um dia só de seminários temáticos preparatórios para os debates do Congresso. De acordo com Lucilene Binsfeld, presidenta da Contracs/CUT, os seminários desta terça-feira, dia 04, “preparam os delegados/as para as discussões estratégicas do ramo que vão ocorrer ao longo dos dias de congresso”.

“Igualdade de oportunidade no ramo de comércio e serviços”, “Trabalho decente em empresas multinacionais”, “Juventude e ação política” e “O Trabalhador terceirizado e a Convenção 94 da OIT” são os temas em debate ao longo de toda a terça-feira, 04, com a participação de dirigentes da CUT Nacional e de entidades internacionais como AFL-CIO (Solidarity Center), Filcams CGil – Itália, União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e afins (UITA), Uni Sindicato Global, Fundação Friedrich Ebert (FES) – Alemanha, Federação Estatal do Comércio, Hotelaria e Turismo das Comisiones Obreras (Fecoht – CCOO) – Espanha, União Internacional dos Trabalhadores em Serviços (Seiu) e Internacional dos Serviços Públicos Brasil (ISP).

Abertura

A segunda-feira, 03 de novembro, foi marcada por intenso trabalho e correria para preparar toda a estrutura necessária para receber 330 delegados, mais convidados nacionais e internacionais. Ao longo de toda a terça-feira, 04, a Contracs também recebe delegados/as que chegam para participar do Congresso e se unem aos que já participam dos seminários temáticos.

Às 19 horas, a Contracs dá início à abertura do 7º Congresso, que se estenderá até 07 de novembro (sexta-feria) com muitos debates, diálogo, troca de experiências e elaboração de estratégias para combater os principais problemas dos trabalhadores/as do ramo de comércio e serviços.

Opinião

Mesmo depois de viajar de ônibus por 12 horas, a sorridente doméstica Jussara Cristo Lopes de Oliveira demonstrava entusiasmo ao chegar ao Hotel Fazenda Atibainha, em Nazaré Paulista, para participar do 7º Congresso Nacional da Contracs. Ela veio de Votuporanga, interior paulista onde é diretora presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos. Trabalhando há 27 anos como doméstica hoje encabeça a organização do setor na região que tem uma base de 14 mil domésticos distribuídos por 35 municípios. “Quero levar novas propostas para aprimorar a organização da nossa categoria”, lembrou Jussara, referindo-se ao Congresso que deverá também ampliar seus conhecimentos e promover novos contatos e amizades, em especial, com pessoas de outros setores.

Maria Isabel Caetano dos Santos (D. Isabel), do SindiServiços do Distrito Federal e uma das integrantes da comitiva que chegou de Brasília para participar do Congresso, aposta no sucesso do Congresso e lança um desafio anunciando que este pode ser o melhor de todos que a Confederação já promoveu. “Espero que as discussões durante as atividades no Congresso possam contribuir para as futuras ações dentro da diretoria de serviços”, afirmou.

Para Wilson Lopes Paiva, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Cozinhas do Estado do Amazonas, que participa pela 3ª. vez do Congresso da Contracs, a expectativa é “aprender e somar com a Contracs para construir um sindicato cada vez melhor no Amazonas”.

Ele explica que “durante 30 anos a diretoria anterior do sindicato negligenciou os trabalhadores. Felizmente desde que uma direção Cutista venceu com muita luta a eleição e assumiu a entidade, temos um novo sindicato. Pulamos de 287 associados para 1.500 hoje, com importantes vitórias para a classe trabalhadora. E com a Contracs e a CUT vamos mais longe”.

Pedro Mamede, diretor do Sindicato dos Comerciários de Sidrolândia (MS), participa pela primeira vez do Congresso da Contracs e espera “voltar para o estado com bons projetos, boas idéias e grandes lutas para implantar no sindicato e ampliar a base da Contracs e da CUT no estado do Mato Grosso”.

Site da Contracs

Publicado em 5/11/2008 -

Siga-nos

Sindicatos filiados