Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Termina às 21h desta quinta-feira a votação em primeiro turno da eleição para o novo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cinco candidatos concorrem para comandar a maior instituição de ensino superior do Estado, com uma comunidade de 40 mil pessoas, entre estudantes e servidores. Caso nenhum deles receba 50% mais um do total de votos, uma nova eleição ocorrerá no dia 30 de novembro.

A votação, que usa sistema idêntico ao das eleições para presidente e governador, começou às 8h. Os eleitores estão organizados por seção eleitoral de acordo com seu centro acadêmico ou setor de trabalho. As urnas eletrônicas foram fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC).

Estão aptos a votar professores, técnico-administrativos em exercício e estudantes com matrículas regulares, incluindo os alunos do Colégio de Aplicação com mais de 16 anos. Os votos válidos serão na proporção de um terço por cada uma das três categorias.

A contagem dos votos será realizada logo após o encerramento da votação e o resultado conhecido na mesma noite. Quem ainda não sabe o seu local de votação, a listagem pode ser conferida no site da universidade: www.ufsc.br.

Desafios para novo reitor

Entre os principais desafios do nome que assumir o lugar de Alvaro Prata está consolidar a expansão da UFSC, que há dois anos tem campi em Joinville, Araranguá e Curitibanos.

Nos próximos quatro anos, o novo reitor também será o responsável por implantar o campus de Blumenau, anunciado em agosto pela presidente Dilma Rousseff.

A responsabilidade em comandar a universidade federal é tamanha que se assemelha a de um prefeito, tendo de controlar um orçamento de R$ 1,2 bilhão anual, quase o mesmo valor da cidade de Blumenau (R$ 1,3 bilhão).

DIÁRIO CATARINENSE

Publicado em 17/11/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados