Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Neste 28 de junho, dia em que se completa uma ano do golpe de estado que tirou do poder o presidente honurenho, José Manuel Zelaya, a Frente Nacional de Resistência Popular, emitiu nota na qual defende e enaltece o movimento popular – com repercussão internacional – que surgiu para se contrapor aos golpistas e lutar pela construção de uma proposta política que dê resposta à grave crise existente no país.

 

O grupo, que defende a realização de uma nova Assembleia Constituinte, marca a data celebrando a luta popular, que "iniciou seu caminho até a refundação do Estado e a construção de um futuro justo para todos e todas por igual". E convoca todos os povos do mundo a fazerem parte deste projeto refundador e revolucionário.

 

Nesse sentido, convida a acessar o site da Frente (www.resistenciahonduras.net), para conhecer as diferentes atividades que estão sendo realizadas e baixar os documentos oficiais, como forma de dar maior dimensão a esta data de resistência, "que é todos os povos em luta".

 

Convocação Internacional

 

Vamos nos somar ao caminho de refundação de Honduras

 

 

A Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) representa os interesses de todo um povo que se mantêm na luta contra o atual regime repressivo disfarçado de democracia. A resistência cresce diariamente e se estende por todo o país coordenando as distintas agendas políticas e sociais em um só projeto unitário, com o que se começou a construir os pilares sobre os quais se construirá uma nova sociedade em Honduras.

 

Após o golpe de Estado de 28 de junho de 2009, veio abaixo o já debilitado estado de direito, e o pequeno grupo empresarial que seqüestrou o presidente legítimo dos hondurenhos se manteve no poder à base da violência das forças repressivas (Polícia Nacional e Forças Armadas de Honduras) matando, golpeando, prendendo, violando e forçando ao exílio centenas de hondurenhos e hondurenhas. Os "golpistas" que derrubaram Manuel Zelaya Rosales são os mesmos que agora exibem Porfirio Lobo como um fantoche para seguirem consolidando o seu regime de violência.

 

O que os criminosos não esperavam era a enorme coragem do povo de Honduras que agora decidiu lutar até o fim. A resistência é baseada na construção do Poder Popular a partir da base e na participação direta de todos os setores, na construção de uma proposta política que dê resposta para a grave crise existente no país.

 

Defendemos a Constituinte para criar o marco legal que nos permita, como povo organizado, retomar o destino de nossa pátria e arrebatá-la das mãos mesquinhas de um pequeno grupo que mantém sequestrado o governo. Os povos do mundo têm seguido de perto o aparecimento da resistência e da sua consolidação. Estamos agora no marco de uma nova demonstração de força com a apresentação de mais de um milhão de declarações soberanas, nas quais, como cidadãos, desconhecemosa este governo ilegal e ilegítimo e convidamos a população a convocar uma nova Assembléia Nacional Constituinte.

 

Neste 28 de junho, completamos nosso primeiro aniversário como Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), mas não o fazemos recordando o assalto à democracia por parte dos golpistas, mas, ao contrário, celebraremos o nascimento da verdadeira democracia popular, que iniciou seu caminho até a refundação do Estado e a construção de um futuro justo para todos e todas por igual.

 

A Resistência hondurenha convida todos os povos do mundo a fazerem parte deste projeto refundador e revolucionário, a acompanhá-lo de perto e a participar no que será a celebração do primeiro ano deste caminhar até a vitória.

 

Convidamos a visitarem o nosso site oficial www.resistenciahonduras.net, para conhecer as diferentes atividades que estão sendo realizadas e baixar os documentos oficiais e informações para convocarem vocês mesmos para esta data de resistência que não é só nossa, mas de todos os povos do mundo em luta.

 

A Frente Nacional convida a todas as pessoas, organizações ou grupos de colegas que têm estado solidários com o povo de Honduras a acompanhar-nos com atividades políticas de pressão contra o regime. Neste 28 de junho, nenhuma voz ficará sem ser ouvida e todo plantão, marcha, comunicado, fórum ou reunião em apoio aos hondurenhos se somará à força que hoje constrói no nosso território o verdadeiro Poder Popular.

 

Agradecemos de antemão todas as ações realizadas e apresentamos nossos contatos para estreitar relações e permitir a todo o povo hondurenho saber que não estamos sozinhos, que todo o mundo luta com Honduras nas trincheiras da justiça e da dignidade.

 

Um abraço solidário em resistência, companheiras e companheiros internacionalistas.

 

Comissão Internacional (CI) – Frente Nacional de Resistência Popular

Honduras, América Central

 

Fonte: Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras

Publicado em 28/06/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados