Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Hoje é dia de um educador, que zela pela liberdade e segurança no trânsito.

 

Instrutor de Trânsito

A profissão de Instrutor de Trânsito só foi regulamentada no Brasil em agosto de 2010, pela Lei Nº 12.302/2010. Mas a história da educação para o trânsito e destes profissionais é longa e de fundamental importância para educar toda a sociedade para que o trânsito se torne mais humano e responsável.

A educação para o trânsito é, sem dúvida, educação para a vida. O presidente da FECESC, Francisco Alano, cumprimentou os profissionais pela passagem do Dia do Instrutor hoje, 16 de outubro: “Feliz a categoria que prepara homens e mulheres para uma vida mais segura e responsável; formar bons motoristas é também contribuir para a preservação de muitas vidas. Parabéns a esta brava categoria representada pelo Sintrauto de Santa Catarina”.

Organizar para fortalecer

A diretoria do Sintrauto-SC está organizando encontros dos trabalhadores em Auto-Escolas para marcar o Dia do Instrutor e também para convidar a categoria a participar do Sindicato e organizar a luta pela valorização da profissão. Para o presidente do Sindicato, Adalto Galvão: “Valorizar o instrutor é promover a segurança e a educação no trânsito, e esta valorização também precisa partir do próprio profissional, através de sua organização e da luta coletiva”.

Perfil da profissão

De acordo com dados apresentados pelo DIEESE no I Encontro Nacional dos Trabalhadores em Autoescola, realizado em Brasília em 2013, mais de 60% dos trabalhadores em autoescola são do gênero masculino e 62% tem mais de 30 anos. Dos trabalhadores com vínculo empregatício, 50% se concentram na região sudeste e que é uma base qualificada, ou seja, 75% possuem o ensino médio completo. A faixa salarial fica em torno de um salário mínimo e meio e quanto ao tempo de permanência no emprego mais de 30% da categoria não atinge os 12 meses, o que representa a existência de rotatividade do setor. Segundo dados da federação patronal do setor, hoje são mais de 64 mil empregos diretores no segmento de autoescolas em nosso país.

Publicado em 16/10/2015 - Tags: ,

Siga-nos

Sindicatos filiados