Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Delegações de todo o estado participaram do primeiro dia de atividades, com Mesa de Abertura e palestra sobre Direitos Humanos

rp_67plenaria-850x426.jpg

Iniciou na tarde de quarta-feira, 18, a 67ª Plenária Estadual dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina, realizada no SESC Cacupé, em Florianópolis e se consolidando, já no primeiro dia, como uma das plenárias mais participativas. A mesa de abertura do evento, coordenada pelo presidente da FECESC Francisco Alano, contou com a presença do recém empossado Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina Vânio dos Santos, dos deputados estaduais Dirceu Dresch e Neodi Saretta e do tesoureiro da CUT-SC, Neudi Giachini, representando a presidenta Anna Julia Rodrigues.

Primeiro convidado a falar, Vanio dos Santos se apresentou aos presentes assinalando ser esta a primeira Plenária que participa na condição de Superintendente Regional do Trabalho, cargo que assumiu no dia 13 de novembro. Bancário da Caixa Econômica Federal, Vanio dos Santos lembrou sua origem no movimento sindical e mostrou sua disposição em aproximar o Ministério do Trabalho, através da Delegacia Regional, aos trabalhadores e sindicatos: “Vim aqui me colocar à disposição de vocês para que o Ministério do Trabalho em Santa Catarina volte a cumprir seu papel fundamental de servir como referência aos trabalhadores; precisamos combater efetivamente as irregularidades e fazer cumprir direitos”, afirmou. O Superintende Regional do Trabalho lembrou que será uma tarefa difícil e pediu a colaboração e confiança dos dirigentes sindicais.

O deputado Dirceu Dresch se dirigiu aos participantes da 67ª Plenária lembrando da “verdadeira guerra midiática” que estamos vivendo, com o massacre diário promovido pela grande imprensa no país. “Vemos a esquerda sendo criminalizada, dirigentes sindicais e militantes dos Direitos Humanos pressionados e perseguidos”, disse Dresch. O deputado lembrou da história de luta e resistência dos comerciários em Santa Catarina e convidou a todos para continuar resistindo, por nenhum direito a menos.

O deputado Neodi Saretta também se referiu à onda de intolerância e tentativa de retirada de direitos no país. “Temos uma história de décadas na conquista de direitos que agora querem retirar; lutamos por estes direitos, fizemos chegar um operário à presidência da República, e agora não podemos nos omitir nem regredir nos direitos conquistados”.

Por fim, o representante da CUT-SC Neudi Giachini assinalou a importância da vinda do Ministro do Trabalho e Previdência Social Miguel Rossetto à Santa Catarina na oportunidade da posse do Superintende Regional Vanio dos Santos e também da presença do Superintendente na Plenária dos Comerciários, identificando nisso um sinal de mudanças na atuação do Ministério. “Esperamos que essas mudanças se concretizem, no ano 2000 fomos chamados para conversar e criamos até um Grupo de Trabalho, que infelizmente não andou; esperamos que agora seja recuperada não somente a estrutura da Delegacia Regional, mas que haja também a implantação efetiva de políticas em defesa dos trabalhadores”, avaliou Giachini.

Direitos Humanos

Após a abertura oficial dos trabalhos foi realizada a palestra “Direitos Humanos”, pelas convidadas Celina Duarte Rinaldi (advogada da classe trabalhadora, especialista em Direito Constitucional e Direito do Trabalho) e Cristina Pereira Vieceli (técnica do Dieese/RS).

Celina Rinaldi falou sobre a conjuntura mundial, brasileira e catarinense, assinalando que o mundo vive hoje vinte guerras, com o movimento de milhões de pessoas refugiadas, mais de 400 mil refugiados somente na Turquia: “Fronteiras estão sendo fechadas, muros estão sendo erguidos e o terrorismo está aí, pessoas matando pessoas”, lamentou a advogada. Ela lembrou que, enquanto isso, no Brasil há um Congresso conservador buscando retirar direitos, criminalizando adolescentes, precarizando o mundo do trabalho e implantando um estatuto da família totalmente retrógrado. A tragédia em Mariana, sem a devida responsabilização da empresa Samarco, também foi lembrada, assim como o papel da mídia que desinforma e presta serviços à elite brasileira.

A técnica do Dieese Rio Grande do Sul Cristina Pereira Vieceli fez uma apresentação sobre “Violência contra a mulher no Brasil e sua inserção no mercado de trabalho”. Ela lembrou que a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro aumentou em importância nas últimas cinco décadas, com crescimento acentuado nas taxas de atividade.  “Mas, ainda que tenham ocorrido importantes mudanças nas características da população economicamente ativa, também se caracterizou a permanência das desigualdades de rendimentos entre os gêneros”, lembrou Vieceli.

Na quinta-feira pela manhã será realizada a palestra “Conjuntura Brasileira como ela é”, pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, que também estará autografando seu livro “O Quarto Poder – Uma outra História”. À tarde a pauta de debate é “Sustentação Financeira dos Sindicatos” e “Democratização da Organização Sindical Brasileira”, com a participação do assessor jurídico da CUT Nacional José Eymard Loguércio, do vice coordenador da Conalis/MPT Renan Bernardi Kalil e do secretário de assuntos jurídicos da CUT Nacional Valeir Ertle.

Na sexta-feira pela manhã os delegados e delegadas à 67ª Plenária da FECESC contarão com a presença da assessora de Acesso a Direitos e Equidade da OEA (Organização dos Estados Americanos) Ideli Salvatti, que falará sobre “Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural – Plataforma DESC”.

Publicado em 19/11/2015 - Tags: , , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados