Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

 O italiano Pier Carlo Padoan, secretário-geral adjunto e economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), vê o Brasil como uma "história de sucesso" no contexto da crise econômica e financeira global porque soube encontrar um novo equilíbrio entre o livre mercado e a intervenção do Estado na economia.

Em entrevista à BBC Brasil, Padoan disse que o "Brasil encontrou um equilíbrio importante entre o crescimento econômico e as questões sociais".

Segundo Pier Carlo Padoan , o Brasil, como outros países emergentes, mostrou uma grande capacidade para reagir à crise atual. "O Brasil é uma história de sucesso porque o País encontrou um novo equilíbrio entre a livre concorrência dos mercados e a intervenção do Estado na economia. É um caso muito interessante de sucesso, que é certamente permanente porque é o resultado de uma transformação estrutural da relação entre os setores público e privado na economia."

Ele frisou que o Brasil encontrou um equilíbrio importante entre o crescimento econômico e as questões sociais. "O país encontrou mecanismos de transferência de renda à população", disse. Ele ainda citou que outro elemento importante é a questão fiscal, nas relações entre o governo central e os Estados, que poderia ser vista como "lição para outros países que têm uma estrutura federal, como o Canadá, a Índia, a Suíça e também a Itália". Mencionou também a "vitalidade da indústria brasileira, sua capacidade para ter posições competitivas importantes em setores avançados, como a aeronáutica".

Para o integrante da OCDE, o Brasil pode adotar ações que vão garantir um destaque ainda maior do País no cenário internacional, como melhoria do sistema educacional, ou seja, do capital humano, e ações ligadas à inovação tecnológica. Acredita também que o Brasil pode melhorar seu sistema fiscal.

Liderança do PT na Câmara

Publicado em 10/09/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados