Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O presidente espanhol José Luis Zapatero decretou oficialmente nesta segunda-feira a dissolução do parlamento e oficializou a convocação de eleições gerais para o próximo dia 20 de novembro.

Em declaração, Zapatero agradeceu o apoio do eleitorado durante seus quase oito anos de mandato, embora recusando-se a fazer um balanço de sua gestão.

O presidente anunciou em julho sua decisão em adiantar as eleições, previstas inicialmente para março de 2012, para que o novo governo assuma a economia do país já no início de 2012.

O chefe do governo agradeceu o trabalho das câmaras mas últimas semanas, salientando a reforma da Constituição para limitar os déficits do governo. A reforma será referendada nesta terça-feira pelo rei Juan Carlos, e deve ser publicada imediatamente.

Zapatero não concorrerá como candidato do Partido Socialista, postulado pelo ex-vice-presidente Alfredo Pérez Rubalcaba. A crise econômica dificultou as opções dos socialistas e todas as pesquisas dão como grande favorito o líder conservador Mariano Rajoy, do Partido Popular.

AP

Publicado em 26/09/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados