Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Chega às livrarias o novo número da revista Perseu: História, Memória e Política, publicação semestral da Fundação Perseu Abramo (FPA) e do Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH). Editada pelo historiador e coordenador do CSBH, Dainis Karepovs, o periódico tem como tema “Rebeliões: motim e negociações”.

 

A escolha do tema geral foi muito feliz, considerando que em 2010 completam-se 100 anos da Revolta da Chibata, quando mais de dois mil marinheiros – liderados pelo oficial negro João Cândido – rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição. Outro motivo é o aniversário de 30 anos do assassinato impune do seringueiro e presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais da Brasileia (AC), Wilson de Sousa Pinheiro.

 

A publicação traz artigo assinado por Alexandre Hecker, professor de História Contemporânea da Unesp e do Mackenzie, sobre a primeira grande greve de trabalhadores rurais imigrantes (italianos, principalmente) no Estado de São Paulo. Nas páginas seguintes, o leitor poderá conferir um estudo sobre o recrutamento de retirantes da grande seca de 1915, no Ceará, para execução de obras públicas. O dossiê também publica o artigo sobre outra importante greve de marinheiros, ocorrida pouco mais de meio século depois da Revolta da Chibata e meses antes do Golpe Militar de 1964.

 

A revista conta também com um excelente artigo do sociólogo Gustavo Venturi, sobre a trajetória da preferência partidária pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de 1987 a 2010, cujo foco é a mudança sociodemográfica de sua base de apoio junto à opinião pública.

 

Parte do projeto editorial, a Revista Perseu traz um caderno de imagens históricas, com textos legenda, lista uma bibliografia comentada sobre publicações que tiveram como objeto o PT, referente ao ano 2000. Por fim, os leitores encontram resenhas de quatro obras selecionadas.

 

Editora Fundação Perseu Abramo

 

Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 150 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloísio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chauí, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveiras, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros. Mais informações nos sites da editora www.efpa.com.brou da Fundação Perseu Abramo www.fpabramo.org.br

 

Ficha técnica

 

Editora:Editora Fundação Perseu Abramo

Título:Perseu: História, Memória e Política

ISSN:1982-4269

Páginas: 264 páginas

Preço:R$ 38,00

 

Publicado em 22/11/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados