Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Julimar Nonato estará à frente da confederação e aponta a necessidade do diálogo com o trabalhador.
Na nova direção, Santa Catarina está representada na Secretaria de Relações do Trabalho, por Ana Maria Roeder (do SEC Jaraguá do Sul); pelo Coordenador da Regional Sul Neudi Giachini (da Executiva da Fecesc e do SEC Xanxerê); pelo representante da Contracs na CUT, Valeir Ertle (do SEC Florianópolis); e pela representante da Contracs no Observatório Social, Lucilene Binsfeld (do SEC Extremo Oeste).

ft-SCnadireitoria

O 10º Congresso da Contracs (Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços) terminou nesta quinta-feira (28) com a escolha da nova direção – veja a relação abaixo – e a certeza de que nunca na história do Brasil a classe trabalhadora precisou tanto dos sindicatos.

Porém, conforme apontou Julimar Nonato, presidente referendado por unanimidade pelos delegados presentes na plenária, deixar isso claro depende das próprias organizações sindicais.

“Temos de voltar a fazer parte da vida dos trabalhadores. Temos de lembrar que se há tíquete refeição, tíquete alimentação, se tem melhora na média das comissões, isso é resultado da negociação dura que os sindicatos travam. A classe trabalhadora pode ter cometido erros na hora da votação para presidente, muito por conta dessa grande mídia que a enganou e a fez acreditar que sindicalista é algo ruim, mas temos a obrigação de estar na base para modificar esse raciocínio”, apontou.

Julimar, que estará à frente da Contracs até 2023, disse ainda ser contrário à proposta de que os benefícios das negociações sejam aplicados somente aos sindicalizados por conta dos valores que norteiam a própria formação da esquerda.

“Se formos nessa onda, vamos embarcar na ideia da individualização e é isso que desejam fazer. Mas nós defendemos o coletivo, temos que representar a todos”, ressaltou.

Para o presidente, o próprio movimento sindical terá de se adequar ao novo perfil de trabalhadores que surge a partir da reforma trabalhista aplicada pelo golpista Michel Temer (MDB).

“Deste período para frente, nossa organização sindical será importantíssima, porque, com a reforma trabalhista, teremos trabalhadores contratados em regime diferente daqueles com os quais convivíamos até agora. Sem falar na tal proposta de carteira verde e amarela, do Bolsonaro, em que o trabalhador terá de optar pela carteira com ou sem direito. A palavra agora é unidade, temos que ter consciência de classe e solidariedade. Contem comigo, porque eu conto com vocês para dar o retorno às nossas bases”, falou.

Responsabilidade de luta

Pela primeira vez paritária entre gêneros, a nova direção terá o papel fundamental de encabeçar a oposição ao governo Bolsonaro e comandar a resistência em defesa dos direitos, explicou o ex-presidente Alci Matos, que passa a ocupar a secretraria de Relações Internacionais.

“É importante para nós saber que este momento nos emana de deliberações para os próximos quatro anos. De luta, organização e mobilização para a defesa de mais de 3 milhões de trabalhadores. Somos nós que, junto com essa base, temos de enfrentar um governo nefasto, que tem prejudicado as conquistas da classe trabalhador e junto com nossas entidades iremos traçar um novo horizonte para um novo cenário. A luta só começou”, apontou.

O novo presidente

Julimar Roberto de Oliveria Nonato, 44, nascido em Corrente, cidade do extremo sul do Piauí, chegou a Brasília ainda recém-nascido trazido pelos pais mineiros.

Em 1989, iniciou sua trajetória no Sindicato dos Comerciários de Brasília e, em 2004, passou à direção da Fetracom-DF (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Setor de Serviços do Distrito Federal), onde ocupou o cargo de vice-presidente.

No ano de 2012, ingressou na CUT-DF, onde exerceu a função de secretário de Administração e Finanças por dois mandatos.

Composição da Direção 2019-2023

 

EXECUTIVA

Presidente
Julimar Nonato – Federação dos Trabalhadores no Comércio do Distrito Federal (Fetracom) – DF

Vice-Presidente
Antonio Carlos Filho – Sindicato dos Hoteleiros de Águas de Lindóia – SP

Secretário de Administração e Finanças

Eliezer Gomes – Sindicato dos Empregados no Comércio de João Pessoa – PB

Secretária Adjunta de Finanças
Lúbia Conceição Silva – Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região – SP

Secretário Geral
Antonio Almeida – Sintraadete (Sindicato dos Trabalhadores e Instrutores em Auto Escolas, Centro de Formação de Condutores, Despachantes, Documentaristas e Anexos de Guarulhos, Alto do Tietê e Vale do Paraíba) – SP

Secretário de Relações Internacionais
Alci Matos Araujo – Sindicato dos Empregados no Comércio do Espírito Santo – ES

Secretário de Organização e Políticas Sindicais
Alexandre da Conceição – Secor (Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região) – SP

Secretária de Relações do Trabalho
Ana Maria Roeder – Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul e Região – SC

Secretaria de Organização do Setor de Serviços
Andreá Cristina da Silva – Sindiserviços (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação de Serviços Terceirizáveis no Distrito Federal) – DF

Secretária de Comunicação
Francisca Helenice Pereira – Sindicato dos Comerciários de Fortaleza – CE

Secretária de Políticas Sociais
Luziane Aparecida Riguete Nogueira – Sindilimpe (Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Asseio Conservação Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado do Espírito Santo) – ES

Secretária de Mulheres
Mara Feltes – Semapi (Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul) – RS

Secretário de Saúde e Segurança
Domingos Braga Mota – Sindicato dos Comerciários de Fortaleza – CE

Secretária de Promoção da Igualdade Racial
Paloma dos Santos – Sindilimpeza (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicentes) – SP

Secretário Jurídico
Edmilson dos Santos – Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís – MA

Secretário de Formação
Olinto Teonácio Neto – Fetracs (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte) – RN

Secretária de Assuntos Culturais
Kaliane Elvira da Silva – Sindisuper (Sindicato dos Empregados em Supermercados e Similaresde Mossoró) – RN

Secretária de Juventude
Luana Costa Santos – Sindicato dos Empregados no Comércio de Estância – SE

Secretário de Meio Ambiente
José Vanilson Cordeiro – Sindicato dos Comerciários de Ponta Grossa e Região – PR

Coordenador Administrativo e Político da Sede da Confederação
Luiz Saraiva – Sindicato dos Empregados no Comércio do Distrito Federal – DF

Coordenador da Regional Norte
Gerson Almeida Silva – Sindhotel (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amazonas) – AM

Coordenador da Regional Nordeste
Rogério Braz Oliveira – Sinecom (Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa) – PB

Coordenador da Regional Sudeste
Jane Maria do Rosário Gomes de Sant’Ana – Sitramico (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Rio de Janeiro) – RJ

Coordenador da Regional Sul
Neudi Giachini – Sindicato dos Empregados no Comércio de Xanxerê – SC

Coordenador da Regional Centro-Oeste
Zenilda Fonseca – Seceto (Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Tocantins)

Fonte: Contracs-CUT | Escrito por: Luiz Carvalho

Publicado em 28/03/2019 - Tags: , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados