Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Porque o trabalho dignifica e a luta constrói o respeito de todos

site-2016-DiaComerciario.cdr

Os trabalhadores do comércio foram e são fundamentais na conquista e manutenção de direitos para a classe trabalhadora. Tanto que o dia 30 de outubro foi definido como Dia do Comerciário como uma marca de luta, de mobilização desta categoria.
O dia 30 de outubro marca a publicação, em 1932, do decreto presidencial que instituiu a jornada de trabalho de oito horas. Assinado por Getúlio Vargas, foi resultado de um movimento realizado por comerciários, na época chamados de caixeiros, no Rio de Janeiro. Eles organizaram uma manifestação, com passeata que foi até o Palácio do Catete, sede do governo federal, para entregar ao presidente as reivindicações por melhores condições de trabalho, jornada de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos. Os comerciários e demais trabalhadores eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga. Com o sucesso da reivindicação marcando o movimento dos trabalhadores no comércio, foi estabelecido o dia da publicação do decreto por Vargas como Dia do Comerciário. Este fato transformou a categoria dos comerciários em precursores da luta dos trabalhadores, cuja conquista de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados depois se estendeu aos demais trabalhadores brasileiros.
Agora, em 2016, novamente os comerciários brasileiros são chamados à luta que, ainda que contínua, por vezes se torna urgente e imprescindível. Este é um ano decisivo para os trabalhadores. Direitos conquistados em anos e anos de luta estão francamente ameaçados no Brasil. E nós, comerciários, precisamos ser a resistência, junto a todos os trabalhadores do Brasil.
Por isso, no dia dedicado aos comerciários, a mensagem da FECESC e dos Sindicatos filiados é também um convite para redobrarmos as forças e continuar ocupando o protagonismo na luta dos trabalhadores. Nosso orgulho de comerciário se faz na luta!

Siga-nos

Sindicatos filiados