Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Foto: Bruno Collaço – Agência AL

 

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Xanxerê Adriano De Martini assumiu na tarde desta terça-feira, 21 de setembro, uma cadeira na Assembleia Legislativa catarinense, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), cumprindo rodízio promovido pelo deputado Padre Pedro Baldissera. Adrianinho cumpriu dois mandatos como vereador no município de Xanxerê e, em sua campanha para deputado estadual em 2018, contou com o apoio do movimento dos trabalhadores, principalmente da FECESC e seus Sindicatos filiados, que apoiaram candidaturas dentro da categoria.
Em seu discurso de posse, Adrianinho lembrou os eixos centrais de sua campanha: a juventude, a agricultura familiar e os direitos da classe trabalhadora. Ele reafirmou seu compromisso de contribuir para que todos os filhos tenham escola, todos os jovens tenham emprego e para que todas as famílias tenham teto, renda e comida no prato.
Diversos representantes da CUT-SC, da FECESC e dos Sindicatos dos Trabalhadores na área do comércio e serviços participaram da cerimônia de posse, que teve número limitado de presenças devido à pandemia, e a sessão foi transmitida online no canal do youtube da ALESC.
O presidente da FECESC, Francisco Alano, esteve na ALESC e comemorou a posse do companheiro comerciário. “Adrianinho é um jovem construído na luta, trabalhador consciente, dirigente aguerrido e cidadão que sabe a importância de ocuparmos postos de definição na nossa sociedade”, afirmou Alano. “Em seu discurso, Adrianinho fez referência a ser uma semente na nossa Assembleia Estadual e isso é muito importante: precisamos que ele seja uma semente que se desenvolva e que, com esta experiência, se fortaleça ocupando seu espaço. E, mais do isso, cabe a nós, trabalhadores e dirigentes do movimento sindical, sairmos semeando mais e mais, para que muitos outros trabalhadores ocupem espaços nas câmaras municipais, assembleias estaduais e no Congresso nacional”, disse o presidente da FECESC. Ele lembrou que atualmente, no Brasil, as estatísticas dão conta de que os trabalhadores no setor de comércio e serviços chega aos 15 milhões, mas a representação destes trabalhadores não ocorre na Câmara Federal nem no Senado. “Em Santa Catarina somos 400 mil no setor do comércio e serviços, mas a nossa representatividade nas câmaras de vereadores também é praticamente nenhuma. Comemoramos muito a presença de nosso companheiro na ALESC por 60 dias, mas queremos, e precisamos, muito mais, para fazer frente à maioria da direita e da extrema direita que está instalada nos parlamentos, representantes estes do capital, que lá estão unicamente para retirar direitos dos trabalhadores e manter o privilégio para poucos”, assinalou Francisco Alano.
Na eleição de 2018, Adriano De Martini foi eleito 3º suplente com 12.325 votos, sendo votado em 235 municípios catarinenses. Como vereador de Xanxerê, foi o quarto mais votado em 2012 e obteve sua reeleição, em 2016, com a maior votação do município. No segundo mandato, exerceu a presidência da Câmara e foi prefeito interino por 11 dias.
Natural de Xavantina e filho de agricultores familiares, Adrianinho é comerciário de uma cooperativa, foi diretor da FECESC e é presidente – licenciado – do Sindicato dos Comerciários de Xanxerê. Sua manifestação durante a posse, nesta terça-feira, se encerrou com uma mensagem à sua categoria e aos demais trabalhadores catarinenses: “Gostaria de dizer a toda categoria do comércio e serviços de todo nosso estado, e todos aqueles que estão nos acompanhando e torcendo, que iremos honrar a expectativa que foi gerada e também os votos que me foram confiados. Temos muitos desafios para enfrentar, principalmente nesse momento de pandemia, de desgoverno, de desemprego, fome e inflação alta. Então, nossa luta será árdua, mas me sinto preparado e estou à disposição.”

 

Publicado em 21/09/2021 - Tags: , , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados