Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O 4º Congresso Mundial da UNI – Todos incluídos! Ubuntu! se realiza na Cidade do Cabo, África do Sul, de 7 a 10 de dezembro de 2014. Serão cerca de 2.000 participantes representando 420 organizações de 180 países, um evento para debater questões dos trabalhadores do setor de serviços do mundo inteiro e definir os rumos da entidade para os próximos quatro anos.

O tema “Todos Incluídos! Ubuntu!” será subdividido nas sessões do Congresso em:

    • Todos incluídos para alcançar o desenvolvimento sindical;
    • Todos incluídos para recuperar nossas economias;
    • Todos incluídos em um novo mundo do trabalho.

    De acordo com os organizadores do evento, o tema desta edição do Congresso foi escolhido há dois anos e aborda a exclusão econômica, a desigualdade de renda e inclui um grito de aliança: “operários e trabalhadores precisam de aumento de salário!”. Relatório publicado pela inglesa Oxfam (organização não governamental que desenvolve campanhas e programas de combate à pobreza em todo o mundo) intitulado “Equilibre o Jogo: É Hora de Acabar com a Desigualdade Extrema” em novembro de 2014 alerta que 70% da população mundial vivem em países onde a desigualdade e a concentração de riqueza aumentaram nos últimos anos. A pesquisa mostra que, enquanto centenas de milhões de pessoas vivem em abjeta pobreza sem acesso a serviços essenciais de saúde ou à educação básica, as pessoas ricas têm dinheiro que jamais poderão gastar durante toda a vida. “Se as três pessoas mais ricas do mundo gastassem US$ 1 milhão por dia, precisariam de 200 anos para exaurir suas fortunas”, informa o relatório. Segundo o documento, as 85 pessoas mais ricas viram sua fortuna coletiva crescer US$ 668 milhões ao dia entre 2013 e 2014. Isso corresponde a quase meio milhão de dólares por minuto.

    Nos dias 4 e 5 de dezembro, antecedendo o Congresso, realizou-se a Conferência Mundial das Mulheres. Foram mais de 700 participantes inscritas nesta primeira edição da Conferência.

    UNI Sindicato Global é a Union Network International, entidade sindical que reúne trabalhadores do setor de serviços de todo o mundo. A FECESC participará do 4º Congresso com uma caravana de 18 representantes, que são: Ana Maria Roeder, diretora da FECESC e presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Jaraguá do Sul; Angelo Raimundo Rizzi, tesoureiro do SEC de Videira; Newton Olm, presidente do SEC de Balneário Camboriú; Rafael Felipe de Souza, diretor do SEC de Balneário Camboriú; Adalto Galvão Paes Neto, diretor da FECESC e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Centros de Formação de Condutores no Estado de Santa Catarina; Reginaldo da Silva Hamann, tesoureiro do SEC de Itapema; Paulo Roberto Guedes, secretário do SEC de Itapema; Paulo Roberto Ladwig, diretor da FECESC e presidente do SEC de Itajaí; Marcelo Jorge dos Santos Teixeira, diretor da FECESC e secretário do SEC de Itajaí; Hélio Francisco Andrade, diretor da FECESC e presidente do SEC de Rio do Sul; Valdemar dos Santos, assessor sindical do SEC de rio do Sul; Aquilino Rodrigues, diretor da FECESC e presidente do SEC de Joaçaba; Edson Paulo Damin, diretor da FECESC e tesoureiro do SEC de Joaçaba; Marcos Roberto Souza Oliveira, diretor da FECESC e presidente do SEC de Curitibanos; Maria Elisângela Moreira, tesoureira do SEC de Curitibanos; Francisco Alano, Nadir Cardozo dos Santos e Rosemeri Miranda Prado, diretores da FECESC.


    ­Em 2010 foi realizado o 3º Congresso Mundial da UNI, no Japão, onde também houve representação da FECESC.

Publicado em 4/12/2014 -

Siga-nos

Sindicatos filiados