Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Nesta quarta-feira (3), a CUT e as centrais sindicais realizam em Brasília a V Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, manifestação que vai reunir milhares de trabalhadores de diversas categorias e de todas as regiões do Brasil para pressionar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a incluir no Orçamento da União e nos projetos nacionais as propostas e a agenda do movimento sindical dos trabalhadores.

A mobilização de rua terá início às 8h30, em concentração das delegações no Estádio Mané Garrincha. Às 10h, os trabalhadores dão início à Marcha, que percorrerá as ruas em direção ao Congresso Nacional, onde haverá ato político por volta das 13h.

Este ano, os objetivos principais da Marcha são a defesa dos empregos, da renda, da manutenção e ampliação dos direitos, e a preservação e aumento dos investimentos produtivos para fazer frente à crise financeira internacional, com foco na proteção dos trabalhadores e trabalhadoras.

Uma frase que sintetiza os objetivos da Marcha é: "Os trabalhadores e trabalhadoras não vão pagar pela crise".

Atos e audiências

A CUT também fará manifestação às 13h em frente à sede do Ministério do Trabalho e Emprego. A CUT cobrará a revogação da Instrução Normativa 001 – que pretende criar imposto sindical para servidores públicos –,o envio do projeto de lei que acaba com o imposto sindical e que cria a taxa negocial democrática e a retirada do projeto, preparado pelo próprio Ministério, que cria uma regulamentação para a terceirização que, na prática, ataca vários direitos dos trabalhadores.

A CUT e as centrais também solicitaram audiências com ministros e parlamentares para amanhã, com o objetivo de entregar a pauta de reivindicações e propostas e debater soluções. As audiências, assim que confirmadas, terão seus horários e locais de realização informados em novo aviso de pauta.

CUT (www.cut.org.br)

Publicado em 3/12/2008 -

Siga-nos

Sindicatos filiados