Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Publicação do DIEESE-SC conta como os trabalhadores catarinenses conquistaram o  Piso Salarial Estadual

 

O lançamento do livro PISO SALARIAL DE SANTA CATARINA – Uma luta para não esquecer nesta quarta, 13 de julho, reuniu representantes das Centrais Sindicais, Federações e Sindicatos, refletindo a construção da história deste salário regional em nosso estado: uma história coletiva, escrita pelos trabalhadores catarinenses. A publicação foi uma iniciativa do DIEESE-SC e se tornou possível com a participação financeira de 109 entidades de trabalhadores. Como lembrou o coordenador sindical do DIEESE-SC, “Somos o único estado do país que reúne anualmente representantes dos trabalhadores e empresários para um processo de negociação para o reajuste do Piso. O objetivo do livro vai além de contar essa história, também servirá para levá-la para os outros estados e semear este exemplo”.

A mesa do lançamento foi coordenada por Ivo Castanheira e contou com a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), a diretora do DIEESE-SC e da FETESSESC (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de SC) Tatiane de Castro e do jornalista Sérgio Luiz Homrich dos Santos, um dos autores do livro.

A deputada Carminatti lembrou da grande mobilização realizada entre os anos 2006 e 2009, que resultaram num abaixo assinado com milhares de assinaturas para o Projeto de Lei Popular que reivindicava o Piso para Santa Catarina. Também parabenizou os representantes dos trabalhadores pela negociação realizada todos os anos e que culmina na apresentação do Projeto para reajuste do Piso que já chega na Assembleia formatado para a aprovação da Lei. “Sabemos como é um processo difícil, mas temos esta Lei garantida pela luta, sem uma Lei seria ainda mais difícil”, sublinhou a deputada. A dirigente sindical Tatiane de Castro comemorou a publicação e afirmou que o livro se constitui em instrumento de trabalho para os sindicalistas: “Quando formos questionados sobre o que o Sindicato faz para os trabalhadores, vamos mostrar essa conquista tão fundamental, que é uma das coisas pelas quais lutamos todos os dias”, afirmou.

Sérgio Homrich, que escreveu o livro juntamente com a jornalista Maria Helena de Moraes, com editoração da jornalista Sandra Werle, apresentou aos presentes um pouco do conteúdo do livro.  Sérgio acompanhou, através de seu trabalho de assessoria, desde os primeiros debates em torno da necessidade de aprovar um Piso regional para Santa Catarina, guardando consigo valiosos arquivos dessa história. Ele lembrou da importante participação do escritório regional do DIEESE-SC nesse processo, na viabilização da Lei e nas negociações todos os anos. O jornalista destacou a unidade de todo o movimento dos trabalhadores em torno do Piso, que assegura remuneração acima do salário mínimo a milhares de trabalhadores. A afirmação foi confirmada pelo supervisor técnico do DIEESE-SC, José Álvaro Cardoso, que também fez uso da palavra e leu o texto que apresenta o DIEESE na publicação, que classifica a implantação dos pisos em nosso estado como “a batalha mais significativa da história do movimento sindical catarinense, nos tempos modernos”. E afirma ainda que:

“A luta seguirá, porque os salários são muito baixos e a renda é extremamente concentrada nas mãos de uma minoria que vive do trabalho alheio. Mas a campanha dos pisos nos ensinou uma fórmula eficaz em qualquer conjuntura: os avanços na luta só aparecem com a organização e a mobilização da classe trabalhadora. Portanto, a vitória nas lutas requer uma combinação complexa, que é o esforço persistente e sistemático da classe, com o máximo de democracia e participação dos trabalhadores da base. É uma equação de difícil solução, mas “adversidades” é praticamente o sobrenome da classe trabalhadora em todo o mundo.”

A surpresa durante o lançamento do livro foi a participação dos artistas Joana Castanheira e Felipe Pessoa que, ao final do evento, apresentaram uma música composta para homenagear a luta dos trabalhadores catarinenses, que lembra: “Desde sempre ouvi falar que uma andorinha só não faz verão, mas quem sabem umas 50 mil podem fazer revolução”.

As entidades e pessoas que se cotizaram para viabilizar o livro terão acesso aos exemplares pelo preço de R$ 20,00 e os demais interessados podem adquiri-lo por R$ 30,00. Pedidos podem ser feitos pelo fone/whats: (48) 99928-9723.

 

 

 

Publicado em 14/07/2022 - Tags: , , , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados