Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Trabalhadores da Alimentação da Grande Florianópolis entenderam que sindicato é para lutar pelos trabalhadores, eles elegeram a Chapa 1 com mais de mil votos de diferença contra a chapa da Força Sindical

Eleição Sitiali 2016

Foto: Simone Silva

Depois de uma pesada disputa, o grupo de trabalhadores da Chapa 1, coordenado pela CUT, saiu vitoriosa da eleição do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da Grande Florianópolis e Vale do Rio Tijucas – Sitiali. Foram 3.986 votos coletados, destes 2.657 para a Chapa 1 e 1.109 para a Chapa 2 da Força Sindical.

O sindicato, em abril deste ano, sofreu uma intervenção judicial devido as denúncias de desvio de dinheiro do ex-presidente Arlindo, sua esposa e dois advogados. Toda a direção, formada por 35 pessoas foi afastada e uma Junta Governativa passou a coordenar o sindicato até que novas eleições fossem realizadas.

A Junta era composta do tesoureiro da CUT-SC, Neudi Giachini, do presidente da FECESC, Francisco Alano e do presidente do Sinergia, Mario Jorge Maia. Foram nove meses de intenso trabalho, várias negociações coletivas e apuração dos desvios do ex-presidente. “Assumimos a coordenação da entidade e nos espantou o descaso da direção expulsa pela justiça para com os trabalhadores tinham negociações abaixo do piso estadual e a entidade havia um rombo de mais de 4 milhões de reais”, explicou Neudi.

Renaldo Pereira, Secretário Geral da CUT-SC e dirigente do Ramo da Alimentação ressalta a importância desse sindicato para o conjunto dos trabalhadores da alimentação e agradece o envolvimento de todos e todas que participaram desse processo e conquistaram a vitória. “Foram meses de intensa campanha e forte debate. Tivemos que dialogar com trabalhadores que nunca viram o seu sindicato no local de trabalho. A vitória só foi possível, pois os companheiros e companheiras dos sindicatos CUTistas da regional, do estado e do ramo da alimentação nacional, se doaram nessa disputa”. Renaldo ressalta também a qualidade da chapa da CUT, formada por trabalhadores comprometidos nos seus locais de trabalho.

Para Rogério Manoel Côrrea, coordenador da Regional Florianópolis da CUT essa vitória é de extrema importância para todo o conjunto da classe trabalhadora, em especial para à CUT. “A chapa da oposição fez uma campanha pautada em ataques contra a CUT e ter um resultado com essa grande diferença de votos, só demonstra como os trabalhadores reconhecem o trabalho histórico que faz a central, em defesa dos direitos de todos”, salienta Rogério.

A direção tomará posse no próximo dia 19 de dezembro, Tiago da Silva Fernandes, presidente eleito pela Chapa 1 está ciente dos desafios e assumir um dos maiores sindicatos da alimentação do estado, porém está feliz de representar os trabalhadores na entidade sindical. “Agora o sindicato está nas mãos dos trabalhadores! ”

Fonte: Sílvia Medeiros / CUT SC

Publicado em 9/12/2016 - Tags: , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados