Nesta terça e quarta-feira, 5 e 6 de novembro, a CUT-SC realiza o Encontro dos Coletivos, reunindo representantes de todos os coletivos da central para debater estratégias e organizar ações. O evento teve início com um seminário sobre o impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho, ministrado pelo pesquisador Marco Antonio Gonsales de Oliveira, doutor em administração de empresas pela PUC-SP e pós-doutorando em Sociologia do Trabalho na Unicamp.
Marco, que integra o grupo de investigação Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, apresentou uma análise aprofundada sobre a ‘uberização’ do trabalho, destacando as implicações da gestão algorítmica, da superexploração e da datificação. O pesquisador abordou também as novas formas de organização e controle do trabalho, além das resistências e lutas enfrentadas pelos trabalhadores nesse contexto.
O primeiro dia do encontro contou com a participação dos coordenadores dos coletivos, que discutiram a organização e os desafios de cada grupo: Formação, Mulheres Trabalhadoras, Trabalhadores com Deficiência, Comunicação, Combate ao Racismo, Cultura, Meio Ambiente, Saúde do Trabalhador e Juventude.
O encontro encerra nesta quarta-feira, quando os participantes dos coletivos se reunirão em grupos para debater os desafios e as possibilidades que as novas tecnologias impõem, além de planejar ações para fortalecer cada grupo.
Na imagem, representantes do Sindicato dos Comerciários de Chapecó, Videira, Caçador e Joaçaba e também da SEEF, além da Secretária da Mulher Trabalhadora, Rosemeri Prado, representando a FECESC.
Fonte: CUT-SC