Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto de resolução (PRC 82/11) de autoria do líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), que dá o nome do ex-deputado Rubem Paiva ao corredor de acesso à biblioteca da Câmara dos Deputados.

O texto aprovado prevê ainda que no local seja instalado um busto do ex-deputado, cassado e morto pela ditadura, com uma placa que conterá os dizeres: “Deputado Rubem Paiva – (1929 -1971) – Defensor da liberdade e da democracia”.

Para o líder do PT, esta é uma homenagem a um brasileiro que lutou pela democracia. “Rubem Paiva foi um parlamentar que, eleito, defendeu o Brasil e foi arrancado do Parlamento pelas forças de repressão. Hoje, o Parlamento recupera sua imagem e o coloca como um brasileiro que lutou e deu sua vida pela democracia”, ressaltou Paulo Teixeira.


Trajetória

Rubem Paiva foi eleito em 1962 deputado federal por São Paulo. Participou da CPI criada para examinar as atividades do IPES-IBAD (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais – Instituto Brasileiro de Ação Democrática). A instituição financiava palestrantes e escritores que escreviam artigos avisando sobre a chamada “ameaça vermelha” no Brasil. Nas investigações da CPI, Rubens Paiva começou a descobrir os cheques que eram depositados nas contas de alguns militares.

Com o Golpe Militar de 1964, teve seu mandato cassado em abril do mesmo ano.

Em janeiro de 1971, a casa de Rubens Paiva foi invadida por pessoas armadas de metralhadoras e levado guiando o próprio carro. Desde então Rubens Paiva foi dado como desaparecido.

Segundo nota oficial dos órgãos de segurança, o carro que o conduziu dois dias depois da prisão ao Centro de Operações de Defesa Interna (CODI) teria sido abalroado e atacado por indivíduos desconhecidos que o teriam sequestrado. Rubens Paiva é reconhecido legalmente como morto, mas mesmo com a realização de escavações em locais em que possivelmente teria sido enterrado, seu corpo até hoje não foi encontrado.

Foi aprovado ainda pelo plenário o Projeto de Resolução 210/09, que dá o nome do ex-deputado Álvaro Valle ao corredor da ala das lideranças do Anexo I da Câmara dos Deputados.

Site Liderança do PT na Câmara

Publicado em 20/10/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados